Utilizando os seguros cadastrados

Averbação do CT-e

A informação dos dados de seguro da carga devem ser utilizadas no módulo Fretes, na digitação de um CT-e. Para isso, acesse o módulo Fretes, disponível em Expedição > Fretes e inicie o processo de inclusão de um novo CT-e.

Ao informar os dados do CT-e, você encontrará a sessão Seguro. No campo Responsável, selecione Emitente para que o sistema pegue os dados de seguros cadastrados para a Empresa que está emitindo o CT-e, ou Tomador se o seguro cadastrado tiver relacionamento com o cliente tomador do CT-e.

Após a seleção, o sistema irá carregar os dados do seguro Ativo e definido como padrão no cadastro de seguros. Ainda assim você terá a opção de selecionar outro seguro (ou apólice) para utilizar no CT-e. Para isso clique na pesquisa (LUPA), selecione o seguro a ser utilizadoserá carregado as informações do seguro selecionado.

Na emissão do CT-e, se o seguro cadastrado tiver configurado para averbação automática, também será realizado a averbação do CT-e, pode ser conferido nos detalhes do CT-e, aba Histórico, como demonstrado na imagem abaixo.

Se o seguro não tem averbação automática, depois de emitir o CT-e pode ser utilizado a ação de Averbação Manual.
Na barra de ações do Módulo Fretes, selecione o CT-e a ser averbado e selecione a ação de Averbação Manual.

Será aberto na tela o formulário, onde deve ser informado o numero da averbação do CT-e, que deve ser feito junto a suguradora.

Assim que o CT-e for averbado, este recebe um ícone de cadeado, na cor verde, indicando se foi Averbação manual ou Averbado para averbação automática.

Pronto, seguro do CT-e realizado.

1 Resultado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *