Processo de Retirada da Mercadoria

No Módulo Expedição – Fretes, quando for aberto o formulário do CT-e, temos a FLAG Retirada, utilizada para bloquear o frete de ser adicionado em um manifesto de coleta/entrega se o mesmo estiver com FLAG Retirada CLIENTE RETIRA. Neste caso quer dizer que o cliente deve retirar a mercadoria pois o frete já foi cobrado visando não ter o custo da entrega.

Por padrão a FLAG Retirada vai utilizar sempre opção Entregue pela Transp, o usuário deve alterar essa opção se a Retirada for Cliente Retira.

Como funciona a validação da FLAG Retirada?

Primeiro temos a diretiva “Código padrão da ocorrência para processo de Retirada (Cliente Retira) na tela de Fretes”, que utiliza por padrão a ocorrência de código 29 – Cliente retira a mercadoria na Transportadora.
Essa diretiva pode ser configurada com outra ocorrência, conforme a necessidade da transportadora.

Quando emitido um frete, caso seja selecionado na opção de Retirada Cliente Retira, será feito o lançamento da ocorrência definida na diretiva acima citada.

Cadastro de Ocorrências de Transporte

Foram criados novas Flags “Cliente Retira Mercadoria e Mercadoria Entregue pela Transp.”

Na ocorrência de transporte só pode ser utilizado uma das FLAGs, ou Cliente Retira Mercadoria ou Mercadoria Entregue pela Transp, por isso o sistema só permite, para cada ocorrência de transporte, apenas uma dessas FLAGs marcada.

Lembrete, no cadastro da ocorrência de transporte, que estiver definida na diretiva 147 – Código padrão da ocorrência para processo de Retirada (Cliente Retira) na tela de Fretes, deve ter a Flag Cliente retira Mercadoria, marcada.

Manifesto, bloqueio do CT-e caso possua FLAG Cliente Retira

Caso CT-e esteja marcado com a FLAG Cliente Retira , o sistema vai impedir que o CT-e seja incluído em Manifestos dos tipos Coleta e Entrega ou Carga Fechada.

Como incluir o CT-e quando a FLAG Retirada for Cliente Retira, em um manifesto de Coleta/Entrega ou Carga Fechada?

Quando no CT-e a FLAG Retirada for Cliente Retira, e precisar incluir esse CT-e em um manifesto do tipo Coleta/Entrega ou Carga Fechada, será preciso a inclusão manual de uma ocorrência que possua a FLAG “Mercadoria Entregue pela Transp” marcada, ou a exclusão da ocorrência que possua a Flag “Cliente Retira Mercadoria”.

Inclusão Manual de ocorrência, que possua a FLAG “Mercadoria Entregue pela Transp”.

Para realizar a inclusão manual de uma ocorrência, pode ser utilizado o Módulo Gestão de Ocorrências, Fretes ou SAC.

A ocorrência de transporte que será utilizada na inclusão manual, deve possuir no seu cadastro a FLAG “Mercadoria Entregue pela Transp” marcada, assim no CT-e a FLAG Retirada será atualizada para Entregue pela Transportadora, isso permitirá a manifestação do CT-e nos manifestos do tipo Coleta/Entrega ou Carga Fechada.

Exclusão Manual da ocorrência, que possua a FLAG “Cliente Retira Mercadoria”.

Através do módulo Expedição – Gestão de Ocorrências, pode ser feito a remoção da ocorrência, ao fazer a exclusão de uma Ocorrência que possua a Flag “Cliente Retira Mercadoria”, o sistema atualiza a Flag Retirada do CT-e para “Entregue pela Transportadora”, permitindo a manifestação do CT-e, nos manifestos do tipo Coleta/Entrega ou Carga Fechada.

Lembrando, que a exclusão de ocorrências, só é permitido na ordem da ultima ocorrência pra a primeira, portanto se a ocorrência que definiu a Retirada Cliente Retira, não for a ultima, talvez não seja possível utilizar essa opção.

Para saber com o utilizar o Módulo Expedição – Gestão de ocorrências, utilize o link abaixo.
https://faq.hermestms.com.br/gestao-de-ocorrencias/

Filtros inclusos na pesquisa do CT-e.

Filtro Retirada, filtra os CT-es pela Flag Retirada nas situações Cliente Retira e Entregue pela Transp.

Filtro Apenas fretes a retirar, ao marcar o checkbox, filtra os fretes que possuem a Flag Cliente Retira e que não foram entregues.

Dashboard: widget “Fretes a Retirar”

Está disponível o Widget Fretes a Retirar, que mostra a quantidade de CT-es que possuem a Flag Cliente Retira, e que não foram entregues.

Ao clicar no ícone do dashboard, será aberto a tela do frete já aplicando os filtros.

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