Como utilizar o Rateio de Frete?

No sistema Hermes temos no módulo Expedição, a opção Rateio de Frete, onde o cliente pode relacionar diversas NF-es, informar o valor total cobrado pelo frete, e o sistema rateia esse valor, considerando o peso ou o valor transportado.

Cadastrando um rateio de frete

Acesso o Módulo Expedição – Rateio de Frete

Use a ação NOVO, na barra de ações.

Na modal que é aberta, a Empresa emissora já é preenchida automaticamente pelo sistema, é preciso informar o CLIENTE, que é o emissor das NF-es e será o remetente nos CT-es que serão gerados.

Caso exista um Recebedor, informe no campo recebedor, e será repassado aos CT-es gerados.
Informe também a natureza da carga.

Agora precisamos definir como será feito o rateio do valor, pelo Peso (Frete Peso) ou pelo valor da NF-e (percentual NF-e).

Quanto ao ICMS, podemos considerar o valor do ICMS ou não considerar.

O Tipo de Transporte deve ser informado, carga Fechada ou Fracionada.

Informe o valor total cobrado pelo frete, para que seja feito o rateio.

Quanto ao prazo de entrega, se tiver parametrizado no sistema os dias para entrega para cada destino informado nas notas, você pode utilizar a opção Calculado TMS, senão utilize a opção Prazo Informado e digite a quantidade de dias para realizar a entrega.

Agora precisamos informa as NF-es que serão utilizadas para o rateio do frete.
Se as NF-es já estão na Hermes (módulo integração DF-e), então use o botão SELECIONAR.

Será aberto a modal Lista de Notas Fiscais, onde será listado todas as NF-es, que atendem as regras destacadas na imagem abaixo.
Selecione as NF-es

Outra opção é informa a chave da NF-e manualmente, se tiver um leitor de código de barras, pode ser utilizado para ler o código de barras da NF-e, também pode copiar e colar a chave da NF-e, ou então digitar a chave da NF-e, e por fim usar o botão pesquisar.

Observação: Caso a NF-e não esteja no sistema Hermes, então deve ser feito o upload manual do XML da NF-e, no módulo Integração DF-e, ou o cadastro manual dessa NF-e.
O link abaixo, mostra como fazer a inclusão da NF-e no Intrgração DF-e.
https://faq.hermestms.com.br/integracao-df-e-upload-manual-do-xml-da-nf-e/

Depois de informa as NF-es, no final da tela é mostrado um totalizador do peso e do valor das NF-es, já que um deles, será utilizado para calcular o rateio do valor do Frete.

Também é possível retirar da listagem NF-es que foram inclusas indevidamente, para isso seleciona as NF-es e use o botão excluir.

Use o botão Salvar, para salvar esse cadastro de rateio.

Na listagem do Módulo Rateio de Frete, será mostrado o cadastro salvo.

Ações do Rateio de Frete

Temos outra ações disponíveis, como Editar o cadastro, se a situação for Gerado.

Excluir o cadastro, desde que a situação seja Gerado.

Cancelar o cadastro, pode ser utilizado desde que a situação seja Emitido, e todos os CT-es gerados estejam com situação cancelado ou inutilizado.

Realizando o Rateio do Frete

Para realizar o rateio, selecione o cadastro com situação GERADO, e use a ação Ratear Frete.

Será aberto a modal de Rateio do Frete, mostrando o valor calculado do Frete, destacamos que quando tiver NF-es para o mesmo destinatário, elas serão agrupadas em um CT-e, conforme a coluna QTD NF-e mostrar.

Se o sistema encontrar alguma restrição, então o botão CONFIRMAR RATEIO, não será liberado (ficando na cor cinza), então na primeira coluna será mostrado um ícone, com o motivo da restrição, para que seja feito o ajuste no sistema, ou a remoção do CT-e com restrição do rateio.

Se não existir restrição, então poderá utilizar o botão Confirmar Rateio, para que o sistema gere os CT-es.

Assim que o processo de rateio for terminado, será gerado a quantidade de CT-es conforme o rateio informou, no módulo dos Fretes, que ficarão aguardado a emissão do usuário.
Lembrando que a emissão do CT-e pode ser feito individualmente, como em lote, dependendo da quantidade de CT-es selecionados para a emissão.

Depois que o rateio for realizado, a situação do Rateio é alterada para Emitido.

Pronto, processo de rateio foi completado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *