Como cadastrar uma Rota?

O cadastro de Rotas no Hermes TMS é utilizado para que o sistema possa entender como será feita a sua viagem, identificando qual a sua origem e seus destinos. Isso servirá para que o sistema consiga encontrar quais documentos e coletas podem ser relacionados a um manifesto operacional que indicará a sua viagem.

Para cadastrar um nova Rota, você deve acessar o módulo Expedição > Rota e clicar na ação Novo.

Na tela para a inclusão de Rotas, você deverá preencher várias informações importantes. Como são vários itens, vamos dividir a explicação para que fique mais fácil para você entender.

  • Dados Principais: você deve digitar informações que definirão como essa rota será utilizada pelo sistema e por você. Veja abaixo os principais campos:
    • Descrição: o campo descrição será utilizado para que você consiga entender ao que se refere a sua rota. Nossa sugestão é para que você defina um padrão e mantenha para todas as rotas cadastradas.
    • Rota Padrão: essa opção define se a rota será padrão para os destinos informados. O sistema só permitirá que exista uma rota padrão para o mesmo destino.
    • Filial Origem: a filial de origem definirá qual filial/empresa irá utilizar a rota para gerar um manifesto. Ou seja, você só poderá emitir um manifesto utilizando a rota cadastrada, se a sua filial for a filial de origem informada na rota.
    • Cidade Origem: a cidade de origem definirá de qual cidade está iniciando a sua viagem. Ao selecionar a filial de origem esse campo será preenchido de forma automática, porém se você for realizar um frete fechado pode ser que a cidade de origem não seja a cidade da sua filial, então você deve alterá-la.
    • Tipo da Rota: o tipo da rota define se ela será uma rota utilizada para Transferência (troca de mercadoria entre filiais) ou Coleta/Entrega (coletar ou entregar mercadorias para o cliente).
    • Gerar MDF-e: se essa opção estiver marcada como SIM o sistema irá entender que quando essa rota for utilizada em um manifesto deve ser gerado um MDF-e (essa opção poderá ser alterada durante a digitação do manifesto).

  • Logística e Custos: nesse grupo de informações você terá apenas alguns campos a serem preenchidos, pois vários deles não são utilizados pelo sistema até o momento. Assim, concentre-se nos campos indicados a seguir:
    • Dias p/ entrega: neste campo você deve informar a quantidade de dias, em média, para o trajeto da rota. Essa informação não precisa ser exata, é somente um dado informativo.
    • Ativo: este campo deve ser marcado para que a rota possa ser utilizada e seja considerada Ativa pelo sistema.
    • Rota disponível: aqui você terá a opção de marcar os dias nos quais você poderá utilizar a rota para realizar viagens. Ou seja, ao marcar um dia você está dizendo que neste dia poderá utilizar a rota cadastrada.

  • Destinos: nesta aba o sistema permitirá que você inclua os destinos da sua rota. Esses destinos poderão ser Cidades, Bairros ou um intervalo de CEPs, e você pode inserir quantos quiser, incluindo Cidades de UFs diferentes. Você precisará informar também, a distância que será percorrida a partir da cidade de origem até o destino incluído. É importante que você saiba que a partir destes destinos o sistema saberá quais documentos ou coletas poderão ser transportados em viagens que utilizem essa rota.

  • Percurso: caso você informe que a rota irá gerar MDF-e, o sistema disponibilizará a aba Percurso para que você informe o percurso utilizado para realizar a viagem. Nessa aba você informará as UFs pelas quais irá passar durante a viagem e as ordenará da forma correta. ATENÇÃO! A informação do percurso é validada pela SEFAZ e deve estar na ordem correta, caso contrário o MDF-e será rejeitado.

Após digitar todos os dados conforme informado nos passos acima, clique em Salvar.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *