Cadastro de Pessoas
Como é realizado o cadastro de Pessoas no Hermes?
Os cadastros de Pessoas, podem ser realizados manualmente, mas também são feitos de forma automática quando informado o XML de uma NF-e em um CT-e, Cotação, Coleta, ou através do Integração DF-e.
Como cadastrar uma Pessoa Manualmente no Hermes?
Abra o Módulo Cadastros – Pessoas – Pessoas
Na tela do cadastro de Pessoas, use a ação NOVO.
Será aberto o formulário para realizar o cadastro.
Dados Principais do cadastro
Primeiro precisa identificar o tipo de Pessoa que está cadastrando, já que no Hermes o cadastro de Pessoas é utilizado para todos os tipos de relacionamentos, exemplo CLIENTE, para os relacionados com o CT-e, PROPRIETÁRIO relacionados com os veículos e FORNECEDOR relacionados com o Contas a Pagar.
Os campos com * em vermelho são obrigatórios seu preenchimento, então informe os seguintes campos:
Pessoa: Física, Jurídica ou Exterior
CPF/CNPJ: se for um CNPJ, após digitar use o botão consultar, e informa a UF onde está registrado o CNPJ, para que o sistema faça a consulta e preencha o cadastro conforme as informações do Sefaz.
Nome caso seja CPF ou Razão Social se for CNPJ.
Contribuinte de ICMS: importante que essa informação esteja correta no cadastro, pois é utilizado no nas regras que definem o imposto utilizado nas emissões do CT-e, como também se for preciso fazer uma anulação do CT-e.
Inscrição Estadual.
Filial Responsável pelo Cadastro.
Localidade
Informação do endereço da Pessoa.
CEP: ao informar o CEP é feito uma consulta e preenchido as informações do endereço, caso o CEP não seja único para a cidade, se for o caso de CEP unico, será preciso informar o logradouro, o número e o bairro.
Contato
Para informar a forma de contato para essa Pessoa.
Observações
Temos dois tipos de observações:
Cliente: são observações para ficar somente no cadastro da pessoa.
CTe: são observações utilizadas no CT-e, aparecem na DACTe .
Dados Bancários
Informações bancárias do cliente.
Também temos outros cadastros para a Pessoa, na parte inferior da tela está disponível algumas abas para outras informações da Pessoa e que são utilizados pelo sistema.
Aba Endereços do cliente: utilizado para cadastrar endereços de entrega, cobrança,
Aba Dados Comerciais: utilizado para definir regras para o comerciais com a Pessoa.
Aba Dados Financeiros: utilizado para a configuração do financeiro da Pessoa
Aba E-mails: utilizado para cadastro de e-mails que serão usados nos envios de e-mails automáticos pelo sistema.
Aba EDI: usado para configura na geração do EDI, os tipos de arquivos gerados.
Aba Últimos negócios: mostra o ultimo CT-e emito.
Após encerrar o preenchimento das informações, salve o cadastro.