Tabela de Preço – Ações de Aprovar ou Negar uma tabela.
As tabelas de preço cadastradas pelos representantes, só poderão entrar em uso, após a aprovação do gestor/gerente/responsável, que poderá usar as ações de Aprovar ou Negar a nova tabela.
Para que esse processo possa ser utilizado no Sistema Hermes TMS, precisa ser o grupo de usuários tenha permissão, para tanto, acesse o Módulo Administração > Geral > Grupos, selecione e edite o grupo de usuários, marque a permissão Permitir aprovar/negar Tabela de Preço, assim será ativo para esse grupo de usuários as ações de de Aprovar ou Negar, no módulo Comercial > Tabelas de Preço > Tabelas.
No módulo Comercial > Tabela de Preço > Tabelas, estará disponível as ações referente a Aprovar/Negar a tabela de preço.
Situações da tabela de preço com as ações de Aprovar e Negar:
Negociação: Situação ao gravar uma nova tabela.
Aguardando: Situação após o representante solicitar aprovação
Aprovado: Situação após aprovação pelo gerente (Será mostrado na listagem quando for uma tabela futura)
Negada: Situação após negação pelo gerente
Em Uso: Quando estiver aprovado e a data inicial e final estiverem em vigência.
Expirada: Quando estiver aprovado e data final de vigência estiver expirado
Solicitar Aprovação da Tabela.
Depois de gerada a nova tabela, o usuário pode solicitar a sua aprovação, para isso selecione a tabela de preço, com situação NEGOCIAÇÃO, use a ação de Solicitar Aprovação.
Uma modal será aberta para confirmação da abertura de confirmação na tabela.
Após a confirmação, a situação da tabela muda para AGUARDANDO.
Negar Aprovação da Tabela de Preço
Selecione a tabela de preço com situação AGURDANDO, e use a ação NEGAR.
O usuário precisa ter permissão para ter acesso as ações de Aprovar/Negar.
Uma modal será aberta para confirmação que deseja Negar a Aprovação da tabela.
Após a confirmação, a situação da tabela muda para Negada.
Uma tabela com Situação Negada, não será permitido solicitar nova aprovação.
Aprovar Tabela de Preço
Selecione a tabela de preço com situação AGURDANDO, e use a ação APROVAR.
O usuário precisa ter permissão para ter acesso as ações de Aprovar/Negar.
Uma modal será aberta para confirmação que deseja Aprovar a tabela.
Após a confirmação, a situação da tabela muda para Aprovada, ou Em Uso, dependendo da data de inicio da tabela.
Se for Aprovada e a data de inicio for igual ou anterior a data atual a situação da tabela será EM USO, só assim a tabela será utilizada pelo sistema.
No mostrador da Tabela de preço é mostrado o usuário que solicitou a aprovação, o usuário que negou ou o usuário que aprovou.
Tabelas com situação Aprovada ou Em Uso, são bloqueadas para edição.
Como alterar uma tabela de preço Aprovada ou Em uso.
Para que o sistema permita a edição de uma tabela de preço com situação Aprovada ou Em uso, será preciso que a diretiva 67-Permitir edição de Modelos e Tabelas de Preço já utilizados esteja configurado para SIM.
Também o Grupo do usuário deverá ter a permissão para alterar dados da tabela de preço Aprovada ou Em Uso, como demonstrado na imagem abaixo.
Caso não queira utilizar o processo de Aprovação da tabela de preço, pode ser ativado no sistema a aprovação automática da tabela.
Como configurar o sistema para utilizar aprovação automática da tabela de preço.
Acesse o Módulo Administração>Geral>Diretivas.
Selecione e edite a diretiva 146-Habilitar aprovação automática da tabela de preço, e altere o valor para SIM.
Agora, ao criar uma nova tabela, gerar nova versão ou até mesmo ao clonar a tabela de preço, está tabela já receberá a situação de aprovada, sendo assim já estará disponível para sua utilização, sem a necessidade de solicitar a aprovação da tabela.