Cadastrando um Prazo de Pagamento

O módulo de Prazo de Pagamento do HERMES registra os prazos de pagamento personalizáveis, que serão utilizados pela empresa ou para clientes específicos.

Para cadastrar um Prazo de Pagamento, acesse o menu do HERMES TMS, selecione o MÓDULO CADASTROS, selecione a opção FINANCEIRO e a opção PRAZO DE PAGAMENTO.

Para cadastrar um novo, clique no botão + no lado direito da barra de tarefas do sistema.

Esta ação abrirá a tela para cadastro de um novo prazo de pagamento.

Em “Dados do Prazo de Pagamento”, o campo CÓDIGO aparece desabilitado para digitação, pois o mesmo é informado pelo sistema ao salvar, e no campo DESCRIÇÃO coloque o nome pelo qual o prazo de pagamento será identificado no sistema. Deve-se selecionar se está ativo ou não para uso e se será utilizado para quantidade de dias ou dias específicos,

Se o prazo for “Quantidade de Dias” informe o número de dias para o pagamento e selecione se serão dias úteis ou dias corridos.

Se selecionado o prazo “Dias Específicos” informe os dias de vencimento (dias do mês) e qual deverá ser a diferença mínima entre os dias de vencimento.

Em “Dias da Semana” selecione quais serão os dias da semana que poderão gerar o prazo de pagamento. Caso não estejam marcados dias específicos da semana, qualquer dia poderá ser utilizado como dia de vencimento.

Nas “Configurações” pode-se selecionar “Se o dia de vencimento cair em dia não útil deve-se manter na data calculada, jogar para o próximo dia útil ou jogar para o dia útil anterior. Se for selecionado um dia da semana como dia de vencimento, o sistema abrirá nas “Configurações” as opções para selecionar “Se o dia da semana cair em dia não útil” deve-se manter configuração do dia de vencimento ou jogar para o próximo dia da semana disponível.

Após finalizar o cadastro do Prazo de Pagamento, clique no botão SALVAR.

Após salvo, o prazo de Pagamento aparecerá na listagem e poderá ser utilizado no cadastro/edição da empresa e no cadastro/edição de Pessoas.

Agora vamos configurar um Prazo de Pagamento padrão para a empresa, para isso acesse o menu do HERMES TMS, selecione o MÓDULO ADMINISTRAÇÃO, selecione a opção GERAL e a opção EMPRESA.

Para configurar na empresa, clique no botão no lado direito da barra de tarefas do sistema.

Esta ação abrirá a tela para edição do cadastro da empresa e, como vamos cadastrar um prazo de pagamento padrão para a empresa, acesse a aba “Dados Financeiros”.

Nos “Dados Financeiros”, localize o campo de Prazo de Pagamento e informe qual deverá ser utilizado.

Após informar o prazo de pagamento, clique no botão SALVAR. Esse prazo será o padrão que o sistema irá adotar para faturar os documentos.

Também é possível cadastrar prazos de pagamento específicos para cada cliente, sendo que se não tiver informado nenhum prazo de pagamento no cliente, o sistema automaticamente irá utilizar o da empresa. Acesse o menu do HERMES TMS, selecione o MÓDULO CADASTROS, selecione a opção PESSOAS e a opção PESSOAS.

Para configurar no cadastro de cliente, clique no botão no lado direito da barra de tarefas do sistema.

Esta ação abrirá a tela para edição do cadastro do cliente e, como vamos cadastrar um prazo de pagamento padrão para esse cliente específico, acesse a aba “Dados Financeiros”.

Nos “Dados Financeiros”, localize o campo de Prazo de Pagamento e informe qual deverá ser utilizado.

Após informar o prazo de pagamento, clique no botão SALVAR. Esse prazo será o padrão que o sistema irá adotar para faturar os documentos daquele cliente específico.

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